top of page
Buscar
  • Alexandre Koda

Surpresas marcam pódio da INDOMIT Costa Esmeralda 2016


Novatos e estrangeiros conquistaram os primeiros lugares

A edição 2016 da INDOMIT Costa Esmeralda foi marcada por atletas novatos dividindo o pódio com veteranos, principalmente nas provas de longa distância. Nos 100 km, Carlos Botelho, de 25 anos, levou a melhor, enquanto Ana Giovanelli faturou o bicampeonato. Nos 80 km, Geison Ignácio foi tricampeão e Camila Feijó obteve o caneco dourado em sua estreia na distância. Já nos 50 km, Rafael Sodré dividiu o primeiro posto com o marroquino Kemissa Abderrahim.

No último final de semana (28 a 30/10) a INDOMIT Costa Esmeralda agitou as cidades catarinenses de Bombinhas e Porto Belo com a presença de cerca de 1.400 pessoas, entre atletas e acompanhantes. A primeira largada aconteceu às 22h de sexta-feira (28) no Píer de Porto Belo para a distância de 100 quilômetros e já na madrugada de sábado, a 1h, saíram os participantes dos 80 km.

Depois de percorrerem um pequeno trecho urbano, os atletas subiram o morro do Bicudo com suas trilhas de single track e subidas íngremes, encararam praias com maré alta e água na altura das canelas e, já com a companhia dos primeiros raios de sol, subiram e desceram o Morro do Macaco, com 800m de desnível.

Às 7h largaram os inscritos nos 50 km, às 11h foi a vez dos 21 km, 14h dos 12 km e 18h dos 5 km, essa última com parte da renda obtida com as inscrições sendo revertida para a instituição ONCOGUIA, que oferece assistência psicológica e jurídica a pacientes com câncer. Durante toda a prova, os postos de abastecimento forneciam aos corredores todo o suporte necessário para seguirem em frente, oferecendo água, isotônico, Água de Coco OBRIGADO, sopa, torta salgada, frutas secas, bolachas doces e salgadas.

A largada dos 100 km aconteceu no Píer de Porto Belo. Foto: Kelvin Schitcoski

100 km

Nos 100 quilômetros, o atual campeão Giliard Pinheiro sentiu um desconforto estomacal e abandonou a prova antes da metade, deixando caminho livre para o novato Carlos Botelho vencer sua primeira prova de 100 quilômetros com o tempo de 10h55min45. “As trilhas estavam muito difíceis, tinham alguns segredinhos escondidos, mas valeu muito a pena. Correr com essa paisagem, ver o sol nascendo do alto do Morro do Macaco não tem preço”, ressalta o paulista. “Larguei atrás só observando os primeiros, no quilômetro 30 eu estava com o segundo colocado e o Giliard, mas depois do abandono dele não vi mais ninguém. Esse resultado foi um grande sonho realizado”, completa.

Carlos Botelho realizou um sonho ao vencer os 100 km. Foto: Kelvin Schitcoski

A segunda colocação ficou com Jovanir Macedo (11h08min50), seguido por Marcus Borges (11h21min08). O pódio foi completo ainda pelo treinador e ultramaratonista carioca, Manuel Lago, e pelo espanhol Jose Manuel Gasca. “Estou acostumado às montanhas da Europa, então correr no Brasil em praias e terrenos acidentados dificulta bastante”, relata o atleta que em maio passado venceu a INDOMIT Mendoza, na Argentina.

Entre as mulheres, Ana Giovanelli faturou o bicampeonato com o tempo de 13h24min27 e mais uma vez foi recebida com uma torcida organizada formada por amigos e familiares. “A prova estava mais difícil do que a do ano passado, com muitos morros e trechos de maré alta que desgastavam a musculatura”, comenta a curitibana que cruzou a linha de chegada muito emocionada. “Esse ano estou vindo de lesão, sofri muito nos treinos e cheguei a pensar em não vir para a prova. Mas valeu muito a pena correr e conseguir o bicampeonato”, completa. A segunda colocada foi Ivonete Loes Wild (14hmin58min25) e a terceira Anemari Calixto

(15h53min48).

Ana sofreu, mas faturou o bicampeonato. Foto: Kelvin Schitcoski

80 km

Nos 80 km, Geison Ignácio acelerou do começo ao fim para conquistar o tricampeonato, mas não teve vida fácil já que Maicon Cellarius vinha em seu encalço durante toda a disputa. “Acho que me manter nos 80 km até alguém conseguir me vencer”, brinca o campeão. “Não conseguimos correr em algumas praias, então dificultou a prova. Eu mantive um ritmo constante, mas no final acelerei para garantir a vitória”, completa o curitibano que marcou 10h06min59. Maicon foi vice com 10h14min08 e Israel Mafra foi terceiro com 10h49min54.

No feminino, Camila Feijó estreou na distância e garantiu vitória com o tempo de 10h22min51 e uma boa vantagem em relação à segunda colocada, Oceni Primo (11h27min34). “Foi um grande desafio e deu tudo certo. A prova foi bastante difícil, principalmente a parte da noite, mas fiz um planejamento legal de treinos e fiquei bastante feliz com o resultado”, relata a carioca. A terceira colocada foi Hallyne Bergamini Caetano (12h20min13).

Os trechos de corrida em praia foram reduzidos por conta da maré alta. Foto: Alexandre Koda

50 km

Já nos 50 km masculino, o lugar mais alto do pódio foi dividido entre o carioca Rafael Sodré e o marroquino Kemissa Abderrahim, que se encontraram no início da prova e vieram se ajudando até o final. “A corrida de montanha tem esse espírito. Não é só uma competição, é uma amizade acima de tudo, que faz a diferença em nosso esporte”, afirma Sodré, que é cabo do BOPE. “Esse é realmente o espírito das corridas de montanha”, completa Kemissa. “A prova foi muito boa porque teve de tudo: trechos em cidade, praia e montanhas. Espero poder voltar nos próximos anos”, completa o corredor que escolheu a INDOMIT Costa Esmeralda como local para comemorar sua lua de mel.

Na disputa das mulheres, Cissa Ramos melhorou em quase uma hora seu tempo de 2015 e garantiu o caneco dourado com 5h35min19. “Achei a prova mais desafiadora, mais com meu estilo. Foi uma mudança bastante positiva. Eu queria vencer essa prova, então me foquei bastante e na hora deu tudo certo”, comenta a empresária. A segunda colocada foi Maria Beatriz Freira (5h47min30) e a terceira Luciane de Medeiros da Silva (5h49min20).

21 km

Nos 21 quilômetros, Ana Gorini da Veiga resolveu participar da prova na última hora, não teve muito tempo para treinar, mas garantiu o primeiro lugar com 2h02min. “Eu me senti muito bem e aproveitava as subidas de trilha e descidas de asfalto para correr mais rápido”. A segunda colocação ficou com Luisa Vargas (2h15min26) e a terceira com Mariana Saraiva (2h22min).

No masculino, mais um empate: Marlon Alexandre Gruleton e Tiago Jensen concluíram a prova em 1h52min45. “Somos da mesma equipe e desde o começo tínhamos como objetivo fazer toda a prova juntos para garantir mais uma vitória ao time”, relata Tiago.

As paisagens compensam o esforço. Foto: Kelvin Schitcoski

12 km

Nos 12 km masculino, a primeira colocação ficou com Maz Moreira da Silva Junior (56min57), seguido por Geovani Ribeiro da Silva (58min51) e Jefferson Lucas de Oliveira (58min53). No feminino, quem levou a melhor foi Bruna Santos (1h18min18), seguida por Angelica Jensen (1h21min10) e Carla Andrea Serra (1h26min18).

Já na distância de 5 km, a vitória ficou com Everton Rafael da Silva (19min01) seguido por Felipe Costa da Silva (19min23) e Max Moreira da Silva Jr (20min50). No feminino, Karina Rochelli da Silva foi a mais rápida com 29min26, seguida por Riana Leal (30min30) e Carolina Pinheiro (30min40).

Última colocada

A última pessoa a cruzar a linha de chegada foi a argentina Carla Gavagnin, com o tempo de 21h59seg24, ou seja, 36 segundos antes do tempo limite. “Demorei a chegar, pois estava ocupada. Vim correndo e recolhendo as fitas de sinalização”, brinca a representante de Córdoba. A prova foi dura, mas gostei bastante. Foi minha estreia nos 100 quilômetros”.

Honra ao mérito

Durante a cerimônia de premiação, Juarez Plassmann foi homenageado com o troféu INDOMIT de honra ao mérito. Aos 70 anos, ele fez sua estreia nos 100 quilômetros e completou a prova com o tempo de 21h23min40. “Esse foi o grande desafio da minha vida, obrigado a todos vocês, de coração”, agradece o paranaense após ser aplaudido de pé pelos outros participantes.

Os resultados completos estão disponíveis no site oficial da INDOMIT Costa Esmeralda, o www.indomit.com.br/costaesmeralda.

A INDOMIT Costa Esmeralda é uma organização e realização Bombinhas Adventure Runners e TMX, com chancela da International Trail Running Association e parceria de Mormaii, Pousada Vila do Farol, Pousada Vila do Coral e Água de Coco Obrigado. A prova faz parte de um circuito internacional com etapas no Caribe (Venezuela, em janeiro de 2017), Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí, em abril de 2017), Mendoza (Argentina, em maio de 2017) e Bombinhas (Santa Catarina, em agosto de 2017).

---

Informações para a Imprensa:

Alexandre Koda

11 – 99254-1215/ alexandre@koda.com.br

314 visualizações0 comentário
bottom of page