top of page
Buscar
  • Alexandre Koda

Remando em família: pai e filho competem juntos no KOPA


Paulão e Guilherme dos Reis estarão na 1ª etapa 2017 do KOPA - The King of Paddle

A primeira etapa 2017 do KOPA – The King of Paddle – terá presença da dupla Paulão e Guilherme dos Reis, pai e filho que treinam e competem juntos há cerca de dois anos nas modalidades Canoa Havaiana e Stand up Paddle. Marcada para os dias 29 e 30 de abril em Toque Toque Pequeno, São Sebastião, a competição promete disputas acirradas entre a família.

Guilherme tem 18 anos e ostenta o título de Campeão Brasileiro de Sup Race e Sup Race Maratona, conquistados em 2016 após vários anos dedicados ao treinamento diário com seu pai. Segundo Paulão, ele se interessou pelo esporte por volta dos sete anos quando começou a disputar a categoria de barcos à vela Optimist, porta de entrada para crianças. “Eu competia de Windsurfe e sempre levava o Gui para acompanhar os campeonatos. Mas foi entre 2011 e 2012, quando comecei a remar, que ele veio junto, pegou gosto pela coisa e comecei a treiná-lo”, conta o pai orgulhoso.

Guilherme lembra que viajava com o pai por lazer nas provas de Windsurfe, mas em 2012 aceitou o desafio de participar pela primeira vez de uma competição de Stand Up. “Eu e meu pai treinamos uma semana para esse evento. Ele foi terceiro na categoria profissional, eu sexto na kids e a partir daí passamos a nos dedicar ao SUP”.

A dupla costuma fazer dois treinamentos diários, um de SUP e outro de Canoa Havaiana, e a convivência dentro da água não prejudica a relação pai e filho com a de treinador. “Ele é bastante disciplinado, me ouve e conseguimos separar bem as duas coisas”, conta Paulão. Guilherme confessa, porém, que algumas discussões são inevitáveis. “Às vezes é difícil, mas tenho que lembrar que na água quem está falando comigo é meu treinador, não meu pai, e vice-versa quando estamos longe dos treinos”.

Paulão ostenta diversos títulos na carreira, como Brasileiro e Mundial de Windsurfe, o brasileiro de SUP e o vice mundial na Canoa Havaiana com a equipe SAMU. Mas, a vitória que ele mais comemorou foi em 2015, quando Guilherme o superou pela primeira vez em uma competição. “Venho preparando o Gui desde pequeno, hoje vejo o resultado dando certo e fico muito feliz. Ele dizia que um dia chegaria na minha frente e a hora chegou, faz tempo que não ganho dele”, confessa. “Ele me treina para evoluir a cada dia e tenho certeza que ficou muito orgulhoso desse resultado”, lembra Guilherme.

Paulão usa toda sua experiência para treinar o filho e a esposa. Foto: Fábio Mota

Após o título brasileiro, Guilherme sonha com o Mundial de SUP. Foto: Fábio Mota

Paulão conta que, apesar da vontade em ter o filho no mundo dos esportes náuticos, o primeiro incentivo foi que ele focasse nos estudos. “Eu disse que ele teria meu apoio, desde que seguisse estudando. Ele terminou o ensino médio e logo mais deve ingressar na faculdade”. Guilherme morava com a avó em São Paulo, época em que gostava mais de uma bola de futebol do que uma prancha, mas isso mudou quando passou a viver com o pai em Ilhabela. “Hoje nossa relação é muito forte, porque fazemos quase tudo juntos dentro e fora dos treinos e competições”

Além da companhia de Guilherme, Paulão também treina e compete com sua esposa, Aline Adisaka, campeã brasileira de Sup Wave e Sup Race Sprint. “Pela relação marido mulher às vezes é preciso ter um pouco mais de paciência. Mas ela me ouve bastante nos treinos e é muito dedicada”.

Já faz algum tempo que Paulão não vence o filho em competições oficiais. Foto: Jorge Mesquita

A dupla treina junta todos os dias. Foto: Jorge Mesquita

Em 2016 Paulão dos Reis não pôde estar presente no KOPA – The King of Paddle – devido a outros compromissos, mas já confirmou presença na etapa de Toque Toque Pequeno para acompanhar de perto a estrutura do evento. “Todos com quem conversei elogiaram bastante o KOPA, dizendo que é uma prova que valoriza bastante o atleta. Isso é muito bom, são os pequenos detalhes que fazem diferença”, comenta.

As inscrições para a primeira etapa do KOPA – The King of Paddle – seguem abertas e podem ser feitas pelo site oficial, o www.kopabrasil.com.br.

O KOPA – The King Of Paddle – é uma realização ÍNDICE Marketing Esportivo, com patrocínio da Reserva Tambá, apoio de SIC MAUI, KIALOA, PADDLES e KAILASH. Apoio Institucional: Prefeitura de São Sebastião e Confederação Brasileira de Canoagem. Mídia Oficial: SWIM CHANNEL e SUP CLUB.

---

Informações para a Imprensa:

Alexandre Koda

11 – 99254-1215/ alexandre@koda.com.br

12 visualizações0 comentário
bottom of page