Aos 70 anos, Juarez Plassman estreia nos 100 km na INDOMIT Costa Esmeralda

October 27, 2016

O paranaense é campeão de motovelocidade

 

A prova de 100 quilômetros da INDOMIT Costa Esmeralda terá um estreante mais do que especial na prova da próxima sexta-feira (28): o paranaense Juarez Plassman, que debutará na distância aos 70 anos. “Ano passado quis testar minha resistência nos 80 quilômetros da INDOMIT Costa Esmeralda, terminei dizendo que nunca mais faria uma prova dessas, mas o tempo passa e a vontade vem de novo. Sei que com uma boa estratégia posso terminar bem”, relata Juarez que já praticou motocross e natação.

 

Juarez se sente seguro em competir nos 100 km. Foto: Arquivo Pessoal

 

“Venho de uma família de esportistas. Iniciei na motovelocidade, em 1975 fui campeão brasileiro aos 32 anos e há uns dez migrei para a natação. Depois de algumas lesões resolvi mudar de esporte e conheci a corrida”, relata o atleta que aos 55 anos participou de sua primeira prova de curta distância na cidade de Curitiba (PR). “Comecei na corrida dando algumas voltas em torno de uma quadra, sem pensar em competição, mas logo começaram as rústicas e fazia uma a cada três meses”.

 

O bichinho da corrida picou Juarez de jeito e ele começou a se desafiar até chegar à meia maratona aos 55 anos, aos 42 quilômetros aos 60 e hoje acumula no currículo 32 maratonas. “Já tinha feito duas maratonas da INDOMIT Bombinhas, no começo desse ano me empolguei com as ultras em trilha por conta dos percursos diferentes, mas quebrei em algumas”, relembra com bom humor.

 

“A INDOMIT tem uma vantagem em relação a outras ultras no Brasil, que se preocupam em dificultar muito o percurso e não é legal. Acho que as dificuldades devem ser impostas para que sejam superadas”. Juarez diz ainda que se sente seguro em fazer uma prova de resistência aos 70 anos por conta da segurança que as provas da INDOMIT oferecem durante todo o trajeto.

 

E a experiência conta bastante para encarar o longo tempo correndo sozinho durante à noite, além das trilhas, praias e morros da INDOMIT Costa Esmeralda. “Tenho feito vários treinos em estrada de terra e levo uma vantagem em relação a outros corredores. Sei controlar bem meu ritmo e diminuir um pouco para esperar a frequência cardíaca baixar”.

 

Apesar de ter como foco esportivo a corrida, a motovelocidade nunca saiu totalmente da vida de Juarez, que comanda uma oficina de conserto e preparo de motores para competições. “Eu gosto bastante. Por ser o proprietário consigo uma flexibilidade para encaixar meus treinos”, relata o corredor que mora em Toledo (PR) com a esposa, que é preparadora física, e os dois filhos. “Também tenho outros dois filhos do casamento anterior”, finaliza.

 

Últimos preparativos

 

A entrega de kits começa nessa quinta-feira (27) das 14h às 20h na Pousada Vila do Farol e prossegue durante toda a sexta-feira (10h às 20h). A largada dos 100 quilômetros está prevista para as 22h, mas antes disso, às 14h, todos os inscritos devem participar do Congresso Técnico também na Pousada Vila do Farol.

 

Além da prova de 100 quilômetros, haverá ainda distâncias de 80, 50, 21, 12 e 5 quilômetros, essa última com parte da arrecadação sendo revertida para a ONG Oncoguia, que cuida de pacientes com câncer. “Peço que as pessoas se concentrem na prova totalmente. Não estamos medindo esforços para que em todo o trajeto, desde os 5 até os 100 quilômetros, os corredores entendam o valor de uma prova INDOMIT”, afirma Juan Carlos Asef, idealizador do circuito. “Espero que ao final todos fiquem contentes com o resultado”, completa.

 

 A prova passa por paisagens da Costa Esmeralda. Foto: Gabriel Hausen/ divulgação

 

A INDOMIT Costa Esmeralda é uma organização e realização Bombinhas Adventure Runners e TMX, com chancela da International Trail Running Association e Hotel oficial Pousada Vila do Farol. A prova faz parte de um circuito internacional com etapas no Caribe (Venezuela, em janeiro de 2017), Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí, em abril de 2017), Mendoza (Argentina, em maio de 2017) e Bombinhas (Santa Catarina, em agosto de 2017).

 

---

Informações para a Imprensa:

Alexandre Koda

11 – 99254-1215/ alexandre@koda.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Please reload

Posts Em Destaque

Inovação marca o KOPA - The King of Paddle - em Ilhabela

October 3, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square